Um filme baseado na obra homónima de Camilo Castelo Branco.
Uma história repleta de paixões, duelos, perigos mortais e negócios tenebrosos numa atribulada viagem por Portugal, França, Itália e Brasil
Uma condessa roída pelo ciúme e sedenta de vingança: um aristocrata libertino que se torna padre justiceiro transformando-o ora em cigano, ora em poeta romântico; um pirata sanguinário tornado próspero homem de negócios; uma vendedora de bacalhau que mata o amante e vende os encantos da própria filha, antes de se tornar santa, atravessam a história do séc. XIX e a procura de identidade do nosso personagem.
Uma história repleta de paixões, duelos, perigos mortais e negócios tenebrosos numa atribulada viagem por Portugal, França, Itália e Brasil.
O filme estreou nos cinemas a 21 de outubro de 2010. O filme foi transmitido na televisão em formato de série de 6 episódos na RTP1, o principal canal da televisão pública portuguesa, de 1 de maio a 29 de maio de 2011. Recentemente, o filme foi transmitido em 2 partes, de quase duas horas cada, na RTP2, o canal público com forte componente cultural e formativa, a 31 de maio de 2020.
Dirección: Raúl Ruiz
Guion: Carlos Saboga. Libro: Camilo Castelo Branco
Música: Jorge Arriagada, Luís Freitas Branco
Fotografía: André Szankowski